NR-15 – Anexo 8 – Laudo de Vibração

Laudo de Vibração conforme NR-15-Anexo 8 e NHO-09 e NHO-10 da Fundacentro

Este serviço tem o objetivo de avaliar a exposição ocupacional às vibrações de corpo inteiro e mãos e braços. Esta avaliação ocorre dentro dos critérios estabelecidos pelas Normas de Higiene Ocupacional da Fundacentro (NHO-09 e NHO-10), desde modo é avaliado o nível de vibração repassado da máquina/equipamento ao corpo do colaborador, uma vez que esta quantificação é realizada podemos atestar o tempo limite que o trabalhador pode operar cada tipo de equipamento de forma salubre, ou seja, o laudo afirmará qual é o tempo de exposição segura.

Portanto, o laudo além de atestar o nível de vibração repassado da máquina para o trabalhador, este ainda fornece qual o procedimento que deve ser tomado para que a exposição não seja insalubre segundo os critérios do anexo VIII da NR15.

Uma vez que é efetuado o laudo e os procedimentos são instituídos, a empresa terá cumprido o item 9.3.4 da NR-09 que orienta a mesma a reconhecer e quantificar o risco e, subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

Deste modo além de cumprir as normas regulamentadoras, a empresa irá fornecer uma condição de trabalho segura em relação à vibração e assim não terá que pagar possíveis adicionais de insalubridade, como também assegurará que doenças relacionadas a vibrações não ocorram com seus colaboradores.

Salientamos que a exposição ocupacional descontrolada às vibrações de mãos e braços/corpo inteiro, implica riscos à saúde do trabalhador, entre os quais temos a ocorrência da síndrome da vibração em mãos e braços (SVMB) e problemas relacionados à coluna vertebral.

É importante ressaltar que colaboradores que manifestarem doenças que possuam vínculo direto com o trabalho realizado, ou seja, doenças que o trabalho veio a ocasionar, podem requerer ao pedido de pagamento de indenização. Por isto mais uma vez ratificamos a importância do controle do risco.

Medidor de Vibração VMB (Vibrações de Mãos e Braços) e VCI (Vibrações de Corpo Inteiro:

A Seja Consulting possui equipamento próprio para medição de vibrações de corpo inteiro de mãos e braços. Este equipamento é de última geração, devidamente aferido e com certificado de calibração! Atende as exigências da norma regulamentadora e das normas de higiene ocupacional da Fundacentro, sendo capaz de medir simultaneamente as vibrações recebidas nos membros e corpo inteiro.

Única engenharia de segurança do trabalho no ABC a ter este equipamento!